Conferência Sobre Responsabilidade Social e Ambiental

Realizou-se na quarta feira, dia 11 de Dezembro de 2019, no Hotel Royal Palza, em Talatona, a primeira conferência sobre o tema “Responsabilidade Social e Ambiental – Caminhos para Sair da Crise”. A Conferência organizada pela Fundação de apoio à Educação – EDUC teve casa cheia abordou:

Primeiro, o ponto de situação da Responsabilidade Social e Ambiental (RSA) no país;

Segundo, a Lei do Mecenato e as vantagens da sua aplicação e;

Terceiro, a importância transversal da adopção crescente da ferramenta RSA, por parte do Estado, das empresas e do cidadão comum, como caminho sustentável para sair da crise socioeconómica.

O programa da conferência incluiu, ainda, (i)a apresentação de projectos de RSA e; (ii) a entrega de placas de agradecimento às empresas participantes no PICC-2030.

A Conferencia começou com o discurso de abertura proferido pelo presidente da Fundação EDUC, prosseguiu com o ponto de situação da responsabilidade social e ambiental apresentado pela Dra. Margarida Leite do Ministério da Acção Social Família e Promoção da Mulher e pela Dra. Karélia Costa do Ministerio do Ambiente. Posteriormente o Dr. Saydi Neto demonstrou com a ajuda de um modelo económico-matemático a Importância da Responsabilidade Social para o Estado, Empresas e Particulares, seguido da Dra. Teresa Caçola, em representação do Ministério da Cultura, que apresentou a Lei do Mecenato e as vantagens da sua aplicação. Para fechar a primeira parte da Conferência, o Dr. Alves da Rocha falou sobre a Importância da Responsabilidade Social do Estado num cenário de crise socioeconómica.

A segunda parte do evento começou com o Dr. Fausto Simões a presentar a Importância da Responsabilidade Social Corporativa num cenário de crisesocioeconómica; seguido pelo Engenheiro Fernando Pacheco com o tema “Sociedade Civil e a Responsabilidade Social e Ambiental (ontem, hoje e amanhã)”. O evento Prosseguiu com a apresentação de projectos de responsabilidade social e/ou ambiental” por parte do BNA, NCR, e Standard Bank. De seguida as crianças dos Centros Educ procederam a entrega de uma placa de agradecimento de participação no PICC-2030 aos respectivos padrinhos/financiadores, nomeadamente, banco BAI; Nossa Seguros, Griner, Novinvest, Novenge, Fixus e Atritec. O Dr. Domingos Torres, Director de Acção Social do Ministério da Educação proferiu as palavras de enceramento da Cerimonia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *