Prémio Educ
2ª Edição
Concurso Professor do Ano de 2015
Categorias: Professor do Ensino Primário
Professor do Ensino Secundário
O concurso “Professor do Ano de 2015” nas categorias de “Professor do Ensino Primário” e “Professor do Ensino Secundário” é uma iniciativa promovida pela Fundação de Apoio à Educação que visa premiar e agraciar o professor do ensino primário e do ensino secundário, em Angola, que durante o ano lectivo 2015 tenha-se destacado não apenas na componente académica, mas também na componente comportamental, revelando uma postura exemplar, reconhecida e recomendada pelos alunos e pela instituição onde exerceu a actividade.
Podem candidatar-se ao “Prémio – Educ”, todos os professores no activo do sistema de ensino na República de Angola.
A proposta de candidatura ao “Prémio – Educ” é formalizada mediante requerimento próprio dirigido ao Comité do “Prémio – Educ”.
O requerimento e a documentação devem ser apresentados em formato físico, na sede da Fundação de Apoio à Educução, ou em formato electrónico para endereço premioeduc@feduc.org com cópia para premioeduc@gmail.com, devendo remeter os documentos físicos posteriormente.
Documentação necessária:
- Requerimento próprio; (Descarregar Minuta)
- Fotocópia do Bilhete de Identidade;
- Questionário; (Descarregar)
- Curriculum Vitae;
- Certificado de notas das formações académicas do professor candidato (ensino médio, formação de formadores, licenciatura, pós-graduação, mestrado ou doutoramento);
- Documento com as notas finais dos alunos nas disciplinas leccionadas, pelo professor candidato, no ano lectivo 2015;
- Documento com o registo de faltas do professor candidato, no ano lectivo 2015, homologado pela instituição onde leccionou.
Os professores que tenham obtido a classificação de “Muito Bom”, na avaliação anual feita nas respectivas escolas, podem entrar directamente na última fase de selecção, bastando para o efeito o envio do requerimento preenchido, cópia do Bilhete de Identidade e documento comprovativo da avaliação efectuada.
Os 5 candidatos finais do concurso do ano transacto, podem entrar directamente na última fase de selecção, bastando para o efeito o envio do requerimento preenchido, cópia do Bilhete de Identidade e documento comprovativo da avaliação efectuada nas respectivas escolas.
Os professores indicados por entidades idóneas, podem entrar directamente na última fase de selecção, bastando para o efeito o aval do Comité do “Prémio – Educ”.
A participação no concurso é condicionada a validação dos documentos entregues para a candidatura ao “Prémio – Educ”.
O envio das candidaturas ao concurso deve ser feito entre 19/09/2016 e 19/10/2016.
Os candidatos serão submetidos a 3 fases de selecção:
- Fase I – Avaliação e selecção com base nos documentos submetidos.
- Fase II – Avaliação e selecção com base nos questionários enviados aos alunos e a direcção da escola.
- Fase III – Entrevista com um júri.
Os critérios de avaliação visam aferir as competências técnicas e comportamentais do professor candidato.
Ao vencedor, por cada categoria, será atribuído:
- Medalha;
- Certificado de mérito educacional,
Os vencedores das respectivas categorias serão anunciados na cerimonia do “ Prémio – Educ” a realizar-se no dia 26 de Novembro no Hotel Royal Plaza.