A Educ

A Fundação de Apoio à Educação – Educ, é uma pessoa colectiva, com personalidade jurídica, apolítica, não racial, não religiosa ou filosófica, sem fins lucrativos e com autonomia financeira e administrativa. A Educ tem por objecto fundacional a assistência educacional e a promoção de acções de carácter social, filantrópico, científico, educativo, cultural e ambiental, pelo que, nessa qualidade, afirma-se como Instituição Não Governamental e parceira social do Governo angolano, na luta contra a deserção escolar e a pobreza.

Inicialmente pensada para dar suporte institucional ao programa Rede de Suporte Educacional (RS Educ-1), o seu objecto fundacional tornou-se mais amplo, como atesta o artigo 4 dos estatutos da fundação. Ver estatutos aqui.

Educ é uma instituição inspirada no amor ao próximo e que acredita na educação como o maior e melhor presente alguma vez dado ou recebido por um individuo ou geração. Educ considera a educação, a ferramenta por excelência no combate da pobreza estrutural e da exclusão social.

Visão

Uma sociedade em harmonia, suportada pelos valores morais, cívicos e éticos e que tenha na educação e na formação continua as principais alavancas do desenvolvimento socioeconómico sustentado.

A Educ considera a educação como um bem social, com externalidades extremamente positivas – a educação tem impacto incalculável e indelével sobre capacidade do Homem, isto é, sobre o mais importante factor de desenvolvimento socioeconómico.

Missão

Levar a educação e a formação de qualidade a toda parte do país e a todo o individuo, promovendo no enlace os valores morais, civicos e éticos.

Neste espirito de missão a Educ predispõe a apoiar o governo na prossecução dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio constantes na Declaração do Milénio das Nações Unidas, sobretudo, o objectivo número dois que visa atingir o ensino básico universal.

Valores

A responsabilidade, o compromisso e a dedicação à sociedade são valores essenciais que pautam a conduta da Educ, que tem no amor ao proximo, o respeito, a consideração, a integridade e a transparência valores basilares, onde assentam os pilares da sua edificação.

Objectivos Estratégicos / metas estratégicas

  1. Alcançar o ensino básico universal
  2. Reduzir a deserção escolar
  3. Reduzir a taxa de insucesso escolar
  4. Reduzir a pobreza extrema e a fome
  5. Aumentar o envolvimento do cidadão comum na educação da sociedade
  6. Aumentar a interação com outros povos no campo da educação

Iniciativas

  1. Assistência financeira às famílias carenciadas cujo agregado familiar consta pelo menos um aluno, menor de 18 anos, com habilitações académicas igual ou inferior a 10ª classe.

Esta iniciativa esta alinhada com a visão e tem impacto directo nos objectivos etratégicos 1), 2) , 3) e 4).

  1. Assistência educacional e informacional às familias carenciadas cujo agregado familiar consta pelo menos um aluno, menor de 18 anos, com habilitações académicas igual ou inferior a 10ª classe.

Esta iniciativa esta alinhada com a visão e tem impacto directo nos objectivos estratégicos 1), 2) , 3) e 4).

  1. Acções informativas e de sensibilização sobre a temática da educação

Esta iniciativa esta alinhada com a visão e tem impacto directo no objectivo estratégico 1) e impacto indirecto nos outros objectivos estratégicos.